segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

GIDEÃO




GIDEÃO


O nome Gideão significa destruidor, lenhador e poderoso guerreiro, no hebraico Jerub-bal

Então o anjo do SENHOR lhe apareceu, e lhe disse: O SENHOR é contigo, homem valoroso.
Mas Gideão lhe respondeu: Ai, Senhor meu, se o SENHOR é conosco, por que tudo isto nos sobreveio? E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o SENHOR subir do Egito? Porém agora o SENHOR nos desamparou, e nos deu nas mãos dos midianitas.Então o SENHOR olhou para ele, e disse: Vai nesta tua força, e livrarás a Israel das mãos dos midianitas; porventura não te enviei eu?E ele lhe disse: Ai, Senhor meu, com que livrarei a Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai.E o SENHOR lhe disse: Porquanto eu hei de ser contigo, tu ferirás aos midianitas como se fossem um só homem.E ele disse: Se agora tenho achado graça aos teus olhos, dá-me um sinal de que és tu que falas comigo. Juízes 6:12-17


E que mais direi? Faltar-me-ia o tempo contando de Gideão, e de Baraque, e de Sansão, e de Jefté, e de Davi, e de Samuel e dos profetas,Os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões,
Apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos. Hebreus 11:32-34


Deus viu em Gideão algo que nem mesmo ele via, assim é conosco, ele busca-nos nos mais distantes lugares deste mundo e traz para junto de si homens e mulheres imperfeitos para fazer uma obra perfeita.


ATOS DE CORAGEM NA VIDA DE GIDEÃO

Gideão indaga a Deus, mas a culpa não era de Deus, mas do Povo de Israel que havia desobedecido a suas leis, Porém os filhos de Israel fizeram o que era mau aos olhos do SENHOR; e o SENHOR os deu nas mãos dos midianitas por sete anos. Juízes 6:1
É fato, às vezes culpamos todos, mas a culpa é nossa, devemos assumir arrepender, pedir perdão e seguir em frente, De que se queixa, pois, o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus pecados.Esquadrinhemos os nossos caminhos, e provemo-los, e voltemos para o SENHOR.Levantemos os nossos corações com as mãos para Deus nos céus, dizendo:Nós transgredimos, e fomos rebeldes; por isso tu não perdoaste. Lamentações 3:39-42,

Assim Israel empobreceu muito pela presença dos midianitas; então os filhos de Israel clamaram ao SENHOR. Juízes 6:6, note lembraram-se de Deus quando a situação estava critica, a pobreza chegou assim se repeti conosco, nos devemos sempre buscar ao Senhor não só nos momentos de aperto!

PEDE PROVAS PARA DEUS

E ele disse: Se agora tenho achado graça aos teus olhos, dá-me um sinal de que és tu que falas comigo.Juízes 6:17

E disse Gideão a Deus: Se hás de livrar a Israel por minha mão, como disseste,Eis que eu porei um velo de lã na eira; se o orvalho estiver somente no velo, e toda a terra ficar seca, então conhecerei que hás de livrar a Israel por minha mão, como disseste. 
Juízes 6:36-37

O tempo passou e a experiência fez de Gideão um exemplo a seus subordinados, para seguir ele deveria ter coragem e ser vigilante,

E fez descer o povo às águas. Então o SENHOR disse a Gideão: Qualquer que lamber as águas com a sua língua, como as lambe o cão, esse porás à parte; como também a todo aquele que se abaixar de joelhos a beber. 
Juízes 7:5

E disse-lhes: Olhai para mim, e fazei como eu fizer; e eis que, chegando eu à extremidade do arraial, será que, como eu fizer, assim fareis vós. Juízes 7:17

Olhe também para o exemplo de Jesus e Faça o que ele fez sua vida espiritual com certeza vai melhorar.

Ele nos amou e devemos amar ,  Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. 
João 13:34

Andar neste mundo como ele andou:   Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou. 1 João 2:6

Ser obediente como ele :  De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,
Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;
E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Filipenses 2:5-8

Ser humilde como ele foiTomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. 
Mateus 11:29

Esquecer nosso ego :  Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto.
Quem ama a sua vida perdê-la-á, e quem neste mundo odeia a sua vida, guardá-la-á para a vida eterna. João 12:24-25

Suportar todas as injustiças:  Porque, que glória será essa, se, pecando, sois esbofeteados e sofreis? Mas se, fazendo o bem, sois afligidos e o sofreis, isso é agradável a Deus.Porque para isto sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas.
O qual não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano.O qual, quando o injuriavam, não injuriava, e quando padecia não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente;Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados 1 Pedro 2:20-24

josemarciozemarcio@hotmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário