sexta-feira, 21 de junho de 2019

FESTA JUNINA SUA ORIGEM


Festas Juninas




Origem: Festa católica  que lembra três Santos, festa trazida pela corte francesa para o Brasil,  Antonio , João e Pedro, Festa com dança, musicas, bebidas, simpatias, crendices e adivinhações.

Sto Antonio 13/06, nasceu em Lisboa Portugal 15/08/1191 e faleceu 13/06/1231, 40 anos franciscano  pregou em  Portugal, França e Itália, conhecido como santo do casamento, dias dos namorados na véspera é  ligado a este fato pelo comercio.

S.João 24/06 , (João Batista): dos três santos o mais comemorado é de São João em 24/06, por isso o nome  (festas Joaninas) e do mês de Junho (Juninas) os Celtas e germânicos já comemoravam estas festas de fertilidade e colheitas, anterior ao cristianismo culto agrários do Solstício ( Sol que não se move) o sol atinge maior distancia angular em relação a linha do  equador, lavam o santo acredita-se que a água cura alguns guardam ela.

S.Pedro 29/06: discípulo de Jesus, data estipulada do martírio de Pedro e Paulo, dia que os antigos romanos celebravam um culto pagão a Rômulo e Remo, os lendários fundadores de Roma. A Igreja apropriou-se da data considerando São Pedro e São Paulo como “Pais de Roma” que, com seu sangue, “fundaram” a Roma cristã.

Símbolos e rituais  da festa Junina e suas origens

Fogueira: de S. João Redonda, de S. Pedro  Triangular de Sto. Antônio quadrada. Na antiguidade proteção contra os maus espíritos, agradecimentos e homenagem aos deuses.

Balão oferendas aos céus para realização de pedidos e desejos satisfeitos e fogos de artifício: acredita-se para espantar os maus espíritos e também para acordar o santo S.João.

Mastro : Onde é levantado com o santo comemorado, o mastro é decorado com milho , laranja e flores  elementos que evocam as oferendas e pedidos de agradecimento pelas  boas colheitas e fertilidade da terra lembrando os cultos agrários pagãos antes de Cristo, se lança unha, cabelo, sementes, simbolizando fertilidade.

Como o crente age quanto as estas festas?

 Nos da igreja de Cristo temos um só Deus I TM 2:1-5, Adoramos um Deus invisível mais real  ITM 1:14-17 .
Desde o principio Deus deu este  mandamento EX 20:3-5 alertando a não ter nenhum deus a não ser ele.
Israel foi duramente punido em relação a isso quando Arão fez o bezerro de ouro. EX:32, ICOR 10:14-23.
Como culminou a morte do maior Profeta  João Batista que foi  decolado? LC 7:26-28 MC 6:16-29 (musica e dança sensual seduziu um rei que estava  alcoolizado a prometer algo a vida de um grande profeta de Deus!

Devemos vigiar em toda nossa maneira de viver somos sal e luz do mundo! Mateus 5:13-16

Nenhum comentário:

Postar um comentário