quarta-feira, 3 de junho de 2020

PARÁBOLA DO RICO E LAZARO

A PARÁBOLA DO RICO E DE LÁZARO (LUCAS 16:19-31)


Os personagens da parábola: O rico, Lázaro o pobre, os cães e Abraão.


V 19 O rico símbolo dos fariseus ou saduceus que viam a riqueza como dadiva de Deus e que também não criam na ressurreição: Vestes caras,  Todos o dias viveu bem o dinheiro deu tudo de bom na vida terrena, todo conforto, van glória, poder temporal.


V 20 O pobre Lázaro (Significa Deus AJUDOU Deus SOCORREU)única parábola de Jesus que um personagem tem nome próprio: Mendigo que mendigava as MIGALHAS sobras   da abundante mesa do rico, cheio de doenças CHAGAS, JAZIA era todo dia jogado ou colocado na porta do rico por alguns poucos colegas que tinha.


V21 Desejava comer, alimentar-se das migalhas que caiam que sobravam que eram disputadas com o ser mais viu para o judeu um CÃO MC 7:28, os cães além de disputar às migalhas lambiam as chagas de Lázaro.


V22 Aqui começa a MUDANÇA, as situações se invertem, o poder de Deus e visto, os cuidados dele é notório, quando Lázaro morre não tem sepultamento, possivelmente nenhuma cerimónia aconteceu, nada relevante nesta vida para se comentar e lembrar, foi enterrado como indigente, viveu uma vida no ANONIMATO, nasceu e morreu sem ser notado, não teve um sepultamento digno, mas pós-vida terrena foi levado pelos ANJOS, no endereço certo não na PORTA DO CÉU, mas no seio de Abraão, lugar de honra para o fiel, intimidade com Deus, proteção de Deus, honra de Deus. O rico por sua vez até na hora da morte teve todo auxilio terreno e material, sepultamento digno de alguém notório na sociedade  com a devidas honras na cerimônia fúnebre.


V 23 No inferno que existe no sentido literal  sheol, hades, o consciência estava viva não morreu, o que somos e fazemos é lembrado,  VIU, estava em tormentos dores e privações, CONHECEU Lázaro e Abraão de longe,  separação, SENTIU, mas não se arrependeu.


V24 Tentou negociar o que é inegociável, está em CHAMAS, agora está MENDIGANDO a atenção de Deus e de Lázaro que não pode mais fazer nada porque tudo está no controle de Deus.


V25 LEMBRA-TE , Deus recorre a consciência viva do rico e diz RECEBESTES, Deus é o que nos dá tudo  devemos e temos a obrigação de fazer o melhor nesta vida passageira.


V26 A comunicação após a morte é interrompida ente ímpios e justos, não adiantava tentar passar o abismo.


V27-31 Tenta fazer algo para seus familiares possivelmente ricos e seguindo o mesmo caminho de perdição pedido também negado por Deus, comunicação entre MORTOS E VIVOS, não é possível, Deus tem propósitos de salvação através dos seus escolhidos, MOISÉS E OS PROFETAS, aqui na terra podemos aceitar ou não em VIDA, milagres não mudam a conduta de ninguém quanto a servir ao Senhor devemos nós apegar a sua SANTA PALAVRA E DOUTRINA, mesmo após a ressurreição de outro Lázaro que não pode ser confundido com o desta parábola, os religiosos queriam mata-lo João 12:9-11 A parábola ensina que a incredulidade é um mal que vai além do que pensamos: João 5:45-47, 11:47-53.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário