quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

AVC O QUE É?






AVC O QUE É?

O acidente vascular cerebral, ou derrame cerebral, ocorre quando há um entupimento ou o rompimento dos vasos que levam sangue ao cérebro provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea adequada. O AVC também é chamado de Acidente Vascular Encefálico (AVE).
Tipos de AVC
    * Isquêmico: entupimento dos vasos que levam sangue ao cérebro
    * Hemorrágico: rompimento do vaso provocando sangramento no cérebro.
Sintomas de AVC
    * Diminuição ou perda súbita da força na face, braço ou perna de um lado do corpo
    * Alteração súbita da sensibilidade com sensação de formigamento na face, braço ou perna de um lado do corpo
    * Perda súbita de visão num olho ou nos dois olhos
    * Alteração aguda da fala, incluindo dificuldade para articular, expressar ou para compreender a linguagem
    * Dor de cabeça súbita e intensa sem causa aparente
    * Instabilidade, vertigem súbita intensa e desequilíbrio associado a náuseas ou vômitos.
Tratamento de AVC
O tratamento e a reabilitação da pessoa vitimada por um AVC dependerá sempre das particularidades que envolvam cada caso. Há recursos terapêuticos que podem auxiliar na restauração das funções afetadas. Para que o paciente possa ter uma melhor recuperação e qualidade de vida, é fundamental que ele seja analisado e tratado por uma equipe multidisciplinar de profissionais da saúde, fisioterapeutas, médicos, psicólogos e demais profissionais. Seja qual for o tipo do acidente, as consequências são bastante danosas. Além de estar entre as principais causas de morte mundiais, o AVC é uma das patologias que mais incapacitam para a realização das atividades cotidianas.
Conforme a região cerebral atingida, bem como de acordo com a extensão das lesões, o AVC pode oscilar entre dois opostos. Os de menor intensidade praticamente não deixam sequelas. Os mais graves, todavia, podem levar as pessoas à morte ou a um estado de absoluta dependência, sem condições, por vezes, de nem mesmo sair da cama.
A pessoa pode sofrer diversas complicações, como alterações comportamentais e cognitivas, dificuldades na fala, dificuldade para se alimentar, constipação intestinal, epilepsia vascular,depressão e outras implicações decorrentes da imobilidade e pelo acometimento muscular. Um dos fatores determinantes para os tipos de consequências provocadas é o tempo decorrido entre o início do AVC e o recebimento do tratamento necessário. Para que o risco de sequelas seja significativamente reduzido, o correto é que a vítima seja levada imediatamente ao hospital.
Os danos são consideravelmente maiores quando o atendimento demora mais de 3 horas para ser iniciado.

Prevenção
Muitos fatores de risco contribuem para o seu aparecimento. Alguns desses fatores não podem ser modificados, como a idade, a raça, a constituição genética e o sexo. Outros fatores, entretanto, podem ser diagnosticados e tratados, tais como a hipertensão arterial (pressão alta), a diabetes mellitus, as doenças cardíacas, a enxaqueca, o uso de anticoncepcionais hormonais, a ingestão de bebidas alcoólicas, o fumo, o sedentarismo (falta de atividades físicas) e a obesidade. A adequação dos hábitos de vida diária é primordial para a prevenção do AVC.
Fontes e referências: Ministério da Saúde
josemarciozemarcio@hotmail.com

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

PENSAMENTOS MEUS QUEM SABE?





QUEM SABE DE NOSSOS PENSAMENTOS OCULTOS?

O inimigo de nossas vidas sabe nossos pensamentos? Nosso intimo? Pelo que a bíblia nos relata abaixo só Deus o sabe!

Ouve tu então nos céus, assento da tua habitação, e perdoa, e age, e dá a cada um conforme a todos os seus caminhos, e segundo vires o seu coração, porque só tu conheces o coração de todos os filhos dos homens. 1 Reis 8:39


Porventura não esquadrinhará Deus isso? Pois ele sabe os segredos do coração. 
Salmos 44:21

A palavra não saiu de minha boca ela é só pensamento, mas Deus o sabe, Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó SENHOR, tudo conheces. Salmos 139:4

  Deus nos sonda nos conhece muito melhor que nos mesmos, Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos.E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno. Salmos 139:23-24

Muitos caem em tentação pela suas próprias fraquezas, e desejos impuros, Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência.Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.Não erreis, meus amados irmãos. Tiago 1:13-16.

josemarciozedmarcio@hotmail.com

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

JOVEM E A PALAVRA DE DEUS






JOVEM NA DUVIDA FIQUE COM A PALAVRA VIVA DE DEUS



Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra Salmos 119:9

1.       Pratique a palavra SL 119:11 Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti. 

2.       Ore para ela ter efeito no seu íntimo  SL 119:14 Folguei tanto no caminho dos teus testemunhos, como em todas as riquezas. 

3.       Coma a palavra constantemente e reflita SL 119:16 Recrear-me-ei nos teus estatutos; não me esquecerei da tua palavra. 

4.       Pregue a outros tenho compromisso  SL 119:13 Com os meus lábios declarei todos os juízos da tua boca. 
5.       Medite com freqüência tire horas, reserve um lugar para isso SL 119:15 Meditarei nos teus preceitos, e terei respeito aos teus caminhos. 

6.       Guarde o que aprendeu em lugar seguro SL 119:11Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti. 

7.       Agradeça a Deus pelo que Ele já te deu e peça mais SL 119:12Bendito és tu, ó SENHOR; ensina-me os teus estatutos. 

8.       Busque de todo coração SL 119:2 Bem-aventurados os que guardam os seus testemunhos, e que o buscam com todo o coração. 


Nada na vida do jovem é mais importante que a palavra de Deus medite:

Porventura a minha palavra não é como o fogo, diz o SENHOR, e como um martelo que esmiúça a pedra? Jeremias 23:29

As palavras do SENHOR são palavras puras, como prata refinada em fornalha de barro, purificada sete vezes. Salmos 12:6



Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar. Hebreus 4:12-13

Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não hão de passar. Lucas 21:33

josemarciozemarcio@hotmail.com

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

ABRAHAM LINCOLN ALGUNS CONSELHOS





Conselhos de Abraham Lincoln

Não criará a prosperidade se desestimulares a poupança.

Não fortalecerão os fracos se enfraquecerem os fortes.

Não ajudarão o assalariado se arruinares aqueles que o pagam.

Não estimularás a fraternidade humana se alimentares o ódio de classes.

Não ajudarás os pobres se eliminares os ricos.

Não poderás criar estabilidade permanente, baseada em dinheiro emprestado.

Não evitarás dificuldades se gastares mais do que ganhas.

Não fortalecerá a dignidade e o ânimo se subtraíres ao 
homem a iniciativa e a liberdade.

Não poderás ajudar os homens de maneira permanente se 

fizeres por eles aquilo que eles podem e devem fazer por si próprios.